Seja bem-vindo(a) ao nosso Site Paroquial

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

14/08 Notícias da Igreja Dom Jaime abre congresso de teologia: “No caminho sinodal, aprender, sempre de novo, a escutar”

O arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, abriu nesta manhã o Congresso Latino-Americano e Caribenho “Teologia em chave sinodal para uma Igreja sinodal”. Na condição de presidente do Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho @celam, dom Jaime ressaltou que a marca sinodal do encontro “aponta para a construção de um vínculo sempre mais estreito entre evangelho, fé e vida”.

Nesse caminho, afirmou, se faz necessário, sempre de novo, aprender a escutar: “Escutar o Evangelho, escutar a tradição, escutar o cotidiano da vida dos nossos povos”.

Para dom Jaime, pode se engajar no diálogo em torno da sinodalidade quem reconhece as diferenças”, as quais “são condição sine qua non para que o diálogo avance”.

“Fazemos votos de que esses dias de reflexão, estudo, oração e diálogo possam ser frutuosos a fim de colaborar naquilo que se faz necessário para que a Igreja cumpra a sua missão no tempo presente de ser sal da terra, luz do mundo, fermento na massa”, concluiu.

Dom Jaime – Congresso Igreja sinodal Celam

A abertura do evento contou também com a fala do secretário adjunto do Sínodo dos Bispos, dom Luis Marín de San Martín. Ele agradeceu pelo trabalho realizado pela Igreja na América Latina e pela contribuição “com uma Teologia em contato com o Senhor e em contato com a Terra, com o mundo, uma Teologia inculturada”, citando o Papa Francisco. Também agradeceu pelo “bonito testemunho de colaboração e intercâmbio” e a contribuição da experiência de uma Igreja viva, dinâmica e que leva a reflexão teológica à vida.

Dom Luis Marín também encorajou os participantes a manterem o ânimo e a coragem, sendo “canal da graça” que chega até nós neste percurso sinodal, um kairós [tempo da graça].

“Animo-vos a seguir sendo canal da graça, a abrir-se, refletir e dinamizar. Só então poderemos ser instrumento de renovação nesse tempo de esperança que estamos vivendo, um tempo bonito, um tempo do Espírito que nos convida a ser protagonistas”.

Sobre o congresso

O Congresso se destina a representantes de Universidades e Institutos de Teologia, teólogos e teólogas de organismos eclesiais e sociedades teológicas dos países do continente. Também participam os delegados que participaram do Sínodo a partir da América Latina e do Caribe, e pessoas interessadas em atualizar-se na reflexão teológica latino-americana e caribenha em chave sinodal.

O evento segue até domingo, com transmissão ao vivo no canal da CNBB no Youtube.

Por Luiz Lopes Jr
Foto: Marcus Tullius/Caritas América Latina