Seja bem-vindo(a) ao nosso Site Paroquial

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

14/08 Notícias da Igreja Faleceu dom Mário Clemente Neto, bispo prelado emérito de Tefé, aos 84 anos

Faleceu no início desta quinta-feira, 8 de agosto, o bispo prelado emérito de Tefé (AM), dom Mário Clemente Neto, aos 84 anos recém-completados. Dom Mário estava em Lagoa Santa (MG), numa casa de repouso, sendo acompanhado pela família e a Congregação do Espírito Santo, da qual era membro.

O corpo será velado na Paróquia Divino Espírito Santo, em Contagem (MG). O sepultamento será no Cemitério Central de Itaúna (MG), sua cidade natal.

Dom Mário Clemente exerceu seu episcopado na prelazia de Tefé entre 1980 e 1982, como coadjutor, e entre 1982 e 2000, como bispo prelado. No período, exerceu um mandato de vice-presidente do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Nota de condolências pelo falecimento de Dom Mário Clemente Neto

Estimado irmão, Dom José Altevir da Silva, CSSp,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento de Dom Mário Clemente Neto, CSSp, Bispo Prelado Emérito de Tefé (AM), aos 84 anos. Na confiança e esperança que vêm do Ressuscitado, rogamos que o Senhor dê a este irmão o descanso eterno.

Solidarizamo-nos com os amigos e familiares de dom Mário, o povo de Deus da Prelazia de Tefé e da Diocese de Divinópolis – que o recebeu de volta após sua missão na Amazônia – e com os missionários da Congregação do Espírito Santo que puderam contar com o ardor missionário de dom Mário, inspirado em seus fundadores e infundido pelo Paráclito.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Informações biográficas

Nascido no dia 7 de agosto de 1940, numa comunidade rural chamada Capão Escuro, em Itaúna, fez sua profissão religiosa na Congregação do Espírito Santo sob a Proteção do Imaculado Coração de Maria no dia 2 de fevereiro de 1963.

Estudou Filosofia em Mariana (MG) e na Faculdade de Filosofia e Letras de Divinópolis (MG). A formação em Teologia foi na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na época do Concílio Vaticano II. Em 14 de agosto de 1966, foi ordenado presbítero por dom Cristiano Portela de Araújo Pena, primeiro bispo de Divinópolis (MG).

Durante seu ministério presbiteral, desempenhou as tarefas de professor, formador e vigário, atuando em Minas Gerais e em São Paulo.

Na década de 1970, atuou por um período na paróquia confiada aos padres espiritanos na prelazia de Tefé, durante as férias de um confrade. O então bispo prelado de Tefé, dom Joaquim de Lange, o indicou como sucessor no governo pastoral. E assim aconteceu.

Foi nomeado bispo prelado coadjutor de Tefé, sendo ordenado em 19 de outubro de 1980, em Itaúna. Escolheu como lema episcopal “Vim para servir”.

Em 1982, tornou-se bispo prelado, seguindo no pastoreio da prelazia até 19 de outubro de 1980. Mesmo após sua renúncia, continuou atuando como vigário de uma das paróquias da prelazia por vários anos.